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Especialista em branding com mais de 30 mil livros vendidos, defende em novo título que é preciso encontrar um significado maior para as marcas do que o negócio que elas representam.
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Para autor, é preciso estar atento ao significado da marca – seu propósito, sua causa maior, pois isso fará uma enorme diferença no seu sucesso ou fracasso. |
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Segundo o dicionário Aurélio, paixão, do verbo latino patior, é um sentimento ou emoção elevado a um alto grau de intensidade, sobrepondo-se à lucidez e à razão. Para o estrategista de marcas Arthur Bender, a paixão é a mola-mestra que impulsiona o êxito em tudo o que se faz, tanto na área pessoal quanto na profissional e é justamente este o tema central do livro Paixão e significado da marca, que chega às livrarias pelo selo Integrare Business.
Bender considera fundamental envolver paixão em absolutamente tudo o que se faz. Autor do best-seller Personal Branding – Construindo Sua Marca Pessoa, também pela Integrare Editora, Bender lamenta que hoje, boa parte dos seres humanos não sabe exatamente o que está buscando na vida - apenas segue a vida como ela se apresenta. Na contramão, uma minoria privilegiada tem clareza do que busca: “são pessoas que vivem com um brilho contagiante de paixão nos olhos e que encontram na vida um significado que ultrapassa a profissão”.
Para o autor, é justamente este grupo que tem maiores chances de acertos atualmente: “num mundo marcado por mudanças, onde a emoção tem grande impacto nos relacionamentos, na vida social e no consumo, as pessoas que encontram um significado em primeiro plano para a marca pessoal, em seguida, para a marca dirigida por alguém ou para a marca de uma organização, estão mais bem preparadas para lidar com os desafios e terem êxito”.
Narrado em primeira pessoa, o livro apresenta um cenário marcado pela presença de um indivíduo que o autor chama de autista social. Um sujeito, que segundo o Bender, é bombardeado por uma quantidade de informações muito superior ao que ele realmente pode adsorver. A consequência disso é conteúdo em excesso, produzido de forma rápida e desmedida, que atenda a agilidade que o mundo exige, entretanto, com qualidade questionável uma vez que os produtores não estão preocupados o quão raso ele será.
Neste cenário, Bender considera que se desenvolvem dois grandes tipos de marcas genéricas: as oportunistas, baseadas em preço e promoção e as marcas com significado, que estreitarão cada vez mais laços com seus públicos. O primeiro caso é marcado pelo ruído inútil, por resultados medíocres, baseados na necessidade de vender mais, com margens cada vez menores e por uma geração de consumidores oportunistas, que compram somente produtos em promoção.
Na contramão está um consumidor refém dessas marcas que prometem, por exemplo, uma liquidação extraordinária e que não têm absolutamente nada de diferente de inúmeras outras do mercado, entre outras questões. Assim, a confiança, item considerado o maior patrimônio de uma marca, fica abalada. É a confiança, segundo Bender, que vai definir o território das escolhas das marcas e, por consequência, sua reputação. E é com base na confiança, admiração e emoção que o consumidor faz sua escolha.
Sucesso x fracasso
Dividido em dez capítulos, o livro reúne textos breves sobre questões ligadas à marca e seu significado real. Para Bender, é fundamental estar atento ao sentido da marca: “O significado da marca – seu propósito, sua causa maior – fará uma enorme diferença no sucesso ou no fracasso, sendo um divisor muito claro entre as marcas que competem por preço”. Para o autor, as marcas precisam estar atentas ao estreitamento da relação com os clientes. Para isso, devem entregar o que prometem. O resultado: poderão encantar e surpreender o consumidor e, sem dúvida conquistarão sua lealdade.
No último capítulo, o livro reúne 10 insights que podem orientar o leitor a transformar sua marca. Entre eles, estão orientações para manter-se atento às emoções do consumidor, procurar se dedicar com calma ao produto e ao negócio e resgatar a paixão pelo que faz, adotando um significado e um sentido a tudo.
“O objetivo do livro é sacudir você como gestor de pessoas, gestor de marcas ou como profissional de marketing e negócios. É balançar o tedioso cinza da sala de reuniões de sua empresa e questionar paradigmas sagrados do gerenciamento de pessoas e da competição das marcas”
“No livro resgato a ideia de significado no centro da estratégia de geração de valor para marcas. Defendo a ideia de que um posicionamento único – que é vital não só para a sobrevivência, mas para a prosperidade, dependerá cada vez mais da consequência em encontrar para as marcas UM SIGNIFICADO MAIOR QUE O PRÓPRIO NEGÓCIO QUE ELAS REPRESENTAM”.
Arthur Bender |